Clique na imagem acima para mais informações! Votação até de 25 de fevereiro!

Kawlleya - A Dança Cigana no Iraque

por Sayonara Linhares


Olá estudiosos da dança deixo hoje aqui para estudo um estilo de dança cigana pouco conhecida por nós aqui no Brasil: a Dança Cigana Iraquiana mais conhecida como Kawleeya, mais tarde iremos falar dos ciganos que se estabeleceram no Iraque. Espero que gostem e se apaixonem como eu estou por esta dança única e de grande energia.


Dança Cigana no Iraque

Dança Kawliya

Kawliya كاولية, também transliterado como Qawliya, Kowawlah e Kawleeya refere-se ao "cigano" ou ciganas mulheres do sul do Iraque, perto do Golfo Pérsico (Kawli para os homens). É também o nome de uma cidade. Podemos encontrar como "gypsy" em algumas citações porque, embora seja o termo mais reconhecido, é considerado depreciativo. O Kawaliya, como tantos de descendência Roma são amplamente perseguidos no Iraque.

Às vezes, essas danças são confundidas como Khaliji iraquiano ou iraquiano Belly Dance o que é bem diferente. Embora os estilos de dança das mulheres Kawliya contém vários elementos em comum com Raqs Na'ashat, mais notavelmente a jogar o cabelo de uma forma exuberante, existem várias diferenças na música também, é uma dança de muita energia.

A bailarina Assala Ibrahim

A músicalidade para Kawliya, muitas vezes, incluem o tambor fogo rápido chamado Khishba ou Zanboor, que também é encontrado em outros estilos de música do Iraque, como a música usada para uma dança tradicional chamado Chobi .

O vestido segue a moda atual, e é muitas vezes extravagante , colorido e decoradas com lantejoulas e enfeites que enfatizam movimentos de quadril e ombro. Mais velhos trajes tradicionais são mais como os das Ghawazee egípcio, exceto as saias eram usados mais (panturrilha até o chão).

A bailarina Assala Ibrahim

A dança Kawaliya é muito enérgica, tem um monte de pulos e movimentos junto com shimmies e jogando o cabelo de uma forma frenética. Na dança também a bailarina usa punhais fingindo que está se furando ou cortando é falado que este simbolismos significa a estreita relação entre o amor e a dor referentes ao relacionamentos. No passado as mulheres Kawliya usavam snujs para dançar também, mas hoje em dia não é muito utilizado.

Deixo aqui para melhor entendimento e visualização um vídeo que fala um pouco sobre está exuberante dança com imagens de ciganas antigas dançando com os snujs e na sequência do Assala Ibrahim.



O  primeiro vídeo conta um pouco da história:





O segundo vídeo também, mas dá enfoque ao uso de snujs na dança:





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...