Clique na imagem acima para mais informações! Votação até de 25 de fevereiro!

[Passo a Passo] Estudando o estilo de Jamila Salimpour

por Natália Espinosa


Olá, nerds do tribal!

É com muita alegria que retomo minhas atividades como colunista mensal aqui no blog. Para iniciarmos o ano, trago um assunto que me fascina e que com certeza fascina você também: a maravilhosa JamilaSalimpour. Não vou me concentrar no estudo teórico de tudo o que envolve Jamila, vamos focar aqui em estudar sua forma única de fazer dança do ventre. Existem formas diferentes de fazer isso e incluirei algumas delas, mas não todas.

A primeira coisa que precisamos manter em mente é que, embora a estética do Bal Anat já fosse bem parecida com o que conhecemos hoje por Tribal, a postura e movimentação de Jamila vinha toda da dança do ventre (cabaret bellydance), especialmente dos filmes com dançarinas da Golden Era, que ela assistia muito. Vale como pesquisa assistir no youtube vídeos de algumas dessas dançarinas, como Badia Masabni e suas pupilas Tahia Carioca e Samia Gamal.






Se for para estudar o estilo de Jamila sem imprimir a ele nada de “tribal”, podemos pensar em algo mais fluido, numa postura menos altiva e em uma forma diferente de abordar a técnica desde o princípio, menos muscular, menos “quebrada”.  Outra coisa interessante para o estudo de Jamila é o uso de snujs. Ela é uma pessoa muito musical e tocar snujs fazia parte de sua dança. É claro que você pode executar os passos sem os snujs por opção, mas para uma experiência mais completa eu sugiro que você inclua este instrumento na sua prática.

Partindo daí, existem duas formas principais de conduzir seu estudo: você poderá se ater ao estilo de Jamila na época do Bal Anat ou estudar o Formato Jamila Salimpour que sofreu grande influência e modificações de sua filha Suhaila. Caso você se interesse por esta última opção, não recomendo nenhuma outra fonte de estudo à distância que não as aulas online da Salimpour School ou aulas por Skype com professora certificada pelo programa, caso seja possível. As aulas da Salimpour School não são baratas, mas eu recomendo. Estive no estúdio de Suhaila no ano passado para conhecer e me apaixonei por seu formato e sua forma de dar aulas. Minha experiência pessoal diz: quem puder pagar (não é meu caso ainda :’( ), não deixe de estudar com Suhaila!! Deixo o link para as aulas online do formato de Jamila:


Estudar o estilo de Jamila pré-Suhaila conta com uma facilidade imensa: os vídeos de John Compton e do Hahbi’Ru. A qualidade dos vídeos do Bal Anat de Jamila no youtube não é sempre a melhor, mas John Compton buscou até o fim trazer aquele sabor do Bal Anat original a todos nós com seu grupo Hahbi’Ru, e a opinião de quem conheceu o Bal Anat é que o grupo de John Compton é o único que pode se comparar ao que Jamila fazia nos anos 70. Deixarei aqui duas playlists de vídeos para inspiração e estudo, uma criada por mim e outra que encontrei no youtube.





Para quem assina o Datura Online, em algumas aulas é possível aprender algo do estilo de Jamila.

Nessas aulas da Zoe Jakes, temos combos inspirados em Jamila, Compton e Katarina Burda, que foi membro do Bal Anat e professora da Zoe.


Nessa aula da Rachel temos o Compton Shuffle (inspirado pelo John Compton) e padrões de snujs do formato de Jamila.

Espero que esse material seja o suficiente para que você inicie seus estudos! Jamila tinha uma forma muito gostosa e verdadeira de dançar e todos nós podemos nos beneficiar de estudar algo com tanta relevância histórica, não é verdade?

No mês que vem abordarei o estudo de snujs em casa, em parte como complemento para este tema.

Mil beijinhos e até lá!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...