>

Destaques Tribais | Regulamento Oficial

Abaixo está o regulamento oficial do Destaques Tribais, com o objetivo de facilitar o acesso e possibilitar a familiarização prévia com o mesmo ao longo do ano. Acredito que, desta forma, os participantes do Destaques Tribais possam:


  • minimizar as invalidações e remanejamentos dos trabalhos sugeridos na Etapa 1;
  • sugerir mais trabalhos regionais (etapa 1) e divulgar para que seu estado seja mais conhecido, participando mais da Etapa 2;
  • saber que existem regras e eu as sigo para poder tentar ser mais justa e imparcial possível. Infelizmente, quaisquer sistemas possuem falhas e, para corrigimos as mesmas, é imprescindível que você, leitor/público/participante da enquete, opine o que está ou não satisfeito e, principalmente, mostrar ,indicar, dar exemplos, sugestões de como melhorar. Às vezes eu não tomei determinada atitude por não perceber que agindo de tal maneira fosse melhor. Se você me falar, eu estarei ciente do que não foi legal e como poderei tomar uma atitude para mudar na próxima edição. Eu sou super aberta a críticas construtivas e, em função disso, eu sempre estou mudando a enquete baseada nas críticas deixadas pelo público. Se algo não ficou legal eu não faço mais; se algo atingiu as expectativas do público, eu mantenho. Por isso, opinem no formulário de críticas para eu saber como tornar a enquete abrangente.


REGRAS GERAIS

1 - A enquete começa por volta do meado/final de dezembro do ano em questão;
2- A divulgação da enquete acontece das seguintes formas:

 - No blog: através de banners de cada etapa no slide acima da área de postagem e pop-up avisando o início de cada etapa.

- Na Fan Page do Blog ,no meu perfil pessoal e no grupo dos leitores do blog;

- Em grupos do Facebook, divulgando em vários grupos do estilo;

- Linkando  no facebook os bailarinos e grupos que foram indicados na Etapa 1.

3- Esta é sempre referente ao ano que já passou com o objetivo de fazermos (ou tentarmos) uma grande retrospectivas dos principais acontecimentos da cena tribal, dando enfoque à dança tribal brasileira;

4- O objetivo principal da enquete é que ela sirva de painel dos trabalhos (Categorias Ilustrativas) realizados para que, desta forma, tenhamos conhecimento do que foi produzido nesse Brasilzão à fora. Em função da extensão territorial do país, acabamos não sabendo o que acontece em cada canto. Então, essa é a oportunidade de conhecer o que aconteceu de legal em cada parte do Brasil.

5- Como eu não tenho conhecimento de tudo que aconteceu de Norte a Sul, o público ganha voz e nos mostra o que aconteceu! O público é quem tem rédeas na enquete, desde a Etapa1( sugestão do público) até a última Etapa 2 (votação). Este é o momento dele retribuir todo seu carinho por seus artistas e/ou trabalhos favoritos.

6- A partir de 2015 teremos uma Comissão Avaliadora do Blog, formado por alguns colunistas. Até o presente momento, a Comissão é composta pelas seguintes bailarinas-colunistas: Aerith (PR) (autora), em breve atualizaremos a Comissão de 2016;

7- Desta forma, as bailarinas da Comissão  deverão:

- Avaliar, em conjunto, se todos os trabalhos sugeridos na Etapa 1 compreendem às respectivas categorias sugeridas, remanejando as indicações às categorias equivalentes ou invalidando as sugestões que não estão conforme as regras aqui mencionadas;

- Avaliar, em conjunto, pedidos para Análise de Invalidações da Etapa 1. Estas podem ser levadas em consideração pela Comissão caso seja apresentada uma justificativa (por escrito da solicitante) embasada, resgatando e validando, desta forma, sua participação à etapa seguinte. Justificativas enviadas após o prazo não serão analisadas! E
nviar para: aerithtribalfusion@gmail.com

- A partir deste ano,  teremos dois resultados: Resultado Popular e Resultado do Blog.

O Resultado Popular é aquele comumente realizado nas edições anteriores da enquete, em que o público se mobiliza e vota nos seus trabalhos favoritos do ano em questão. Apenas em caso de empate, a autora poderá utilizar de seu voto para realizar o desempate do Resultado Popular.

O Resultado do Blog é composto pelos votos dos Colunistas do Blog. O intuito deste resultado é, juntamente com o Resultado Popular, complementar para alcançar um Resultado Final. Desta forma, podemos analisar ambos resultados e refletir, de forma mais consistente, sobre a opinião da comunidade tribal brasileira à nível nacional.

Então, o Resultado do Blog é obtido por votação dos Colunistas do Blog. Esta votação estará acontecendo concomitantemente à votação da Etapa 2, com o objetivo de divulgar ambos resultados sequencialmente. O resultado é obtido através da votação dos colunistas e, em caso de empate, haverá uma votação de desempate, em que somente as categorias empatadas estarão participando nesta sub-votação. No post deste resultado, será divulgada a listagem dos colunistas participantes e estatísticas.

O Destaques Tribais é dividido em 6 fases:

I) Chamada: introdução à enquete, divulgação de possíveis alterações, como regras, etapas e categorias; breve descrição sobre cada etapa e suas respectivas durações;

II) Etapa 1: aqui vocês irão indicar seus favoritos para cada categoria.

                                                                  - Apenas na Etapa 1 só a primeira questão (referente a sua localidade) é obrigatórias, sendo as demais facultativas, ou seja, você sugere apenas nas categorias que desejar.

                                                                  -Todos os trabalhos indicados na Etapa 1 participam da enquete, desde que sigam as regras(apresentadas abaixo) para não serem invalidados!

                                                                  -Pode indicar mais de uma vez. Porém, votar a mesma sequência de resposta consecutivas vezes não significa que terá mais chance de entrar na Etapa 2. Como mencionado acima, todos os trabalhos, que estão de acordo com as regras, entram na enquete.

                                                                  - Tem que ser referente ao ano anterior (ex: se estamos em janeiro de 2016, a enquete será sobre os trabalhos de 2015) em todas as categorias. Se for de outro ano, não será aceito a indicação, sendo, portanto, invalidado:

                                                                  a) Não serão aceitas coreografias de anos anteriores, mesmo que sejam dançadas no ano da enquete, pois não é considerado um trabalho original deste ano.

                                                                  b) Não serão aceitos coreografias de outros anos, 
                                                                   exceto 
                                                                  quando está discriminado na descrição da categoria (geralmente em categorias novas).

                                                                  - Caso seja sugerido mais de um vídeo por grupo ou bailarino (a), a Comissão Avaliadora do Blog selecionará o vídeo mais adequado a categoria em questão. O mesmo acontecerá com foto de figurino e fotografia.

                                                                  - Utiliza-se a ação  “remanejar", quando a indicação não condisser com a categoria em questão. O remanejamento impede que o blog invalide totalmente a indicação, dando uma segunda chance para que a mesma participe da enquete em outra categoria. A Comissão Avaliadora do Blog pode remanejar indicações para categorias em que estas não foram indicadas, caso ache necessário. 
                                                                  As indicações remanejadas pela Comissão do Blog não poderão ser revogadas por parte de quem indicou. Somente as indicações invalidadas é que poderão ser reavaliadas no período para tal ação.

                                                                  - Atente-se as siglas: "BR" - apenas material destinado ao trabalho realizado no Brasil. "AMS" - apenas para o material realizado na América do Sul, excetuando o Brasil.

                                                                  - Atente-se as descrições de cada categoria, pois elas contém informações importantes e observações (OBS)  de como sugerir, como dicas, regras etc.

                                                                  - Referente à cada categoria em particular:
                                                                  BLOCO A: PRODUÇÕES CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
                                                                  . Evento Nacional: indique eventos que aconteceram em território brasileiro, em grandes proporções. Será levado em consideração se possuí: workshops (nacionais e/ou internacionais), show de gala, mostras e expositores. Caso o evento não englobe esses quatros parâmetros, será remanejado para “Evento Nacional Secundário”.
                                                                  . Evento Internacional: indique eventos que aconteceram no exterior.
                                                                  {mudança de nome}. Destaque Evento Regional(antigo "Destaque Evento Nacional Secundário"): indique eventos nacionais de menores proporções, sendo, portanto, mais regionais.

                                                                  {novo}. Espaço Tribal: Indique espaços, estúdios, escolas ,etc, que desenvolvem trabalhos com enfoque na dança tribal, destacando-se no ano em questão.
                                                                  . Workshop Nacional: indique workshops de bailarinos brasileiros que aconteceram em eventos nacionais. Esta categoria é facultativa , pois é restringida apenas àqueles que participaram dos workshops em questão.
                                                                  . Workshop Internacional: indique workshops de bailarinos estrangeiros que aconteceram em eventos nacionais. Esta categoria é facultativa, pois é restringida apenas àqueles que participaram dos workshops em questão.
                                                                  . Show Internacional: indique apresentações de bailarinos estrangeiros que aconteceram em eventos nacionais. Esta categoria é facultativa, pois nem todas as apresentações possuem vídeos disponíveis na internet, sendo, portanto, restringida apenas àqueles que assistiram aos shows pessoalmente.
                                                                  BLOCO B: PERFORMANCES INTERNACIONAIS
                                                                  . Destaque Solo Internacional: indique apresentações do ano em questão de solistas de tribal que sejam estrangeiros.
                                                                  . Destaque Grupo Internacional: indique apresentações do ano em questão de grupos (trio e duplas também se enquadram nesta categoria) de tribal que sejam estrangeiros.
                                                                  . Destaque ATS/ITS Internacional: indique apresentações do ano em questão de grupos (trio e duplas também se enquadram nesta categoria) de ATS/ITS que sejam estrangeiros.
                                                                  . Destaque Hermana Tribal: indique apresentações do ano em questão de solistas de tribal que sejam da América do Sul.
                                                                  . Destaque Grupo Hermana Tribal: indique apresentações do ano em questão de grupos de tribal que sejam da América do Sul.
                                                                  BLOCO C: MECANISMOS ARTÍSTICOS DE ENTRETENIMENTO E CONFECCÇÕES ARTESANAIS
                                                                  . Leitura Virtual: serão aceito blogs e sites que divulguem informações sobre dança tribal e afins, isto é, blogs de divulgação de trabalhos pessoais serão invalidados.
                                                                  . Destaque Entrevista Tribal: indique as entrevistas que mais foram enriquecedoras para você. As entrevistas podem ser do blog ou de outras mídias, mas deve ser do ano em questão para não ser invalidada. Sugestões sem link da entrevista serão invalidadas.

                                                                  .Destaque Artigo Tribal: indique artigos que foram mais interessantes, boas fontes de estudos e que acrescentaram culturalmente. Estes podem ser de blogs ou de outras mídias, mas deve ser do ano em questão para não ser invalidada. Sugestões sem link do artigo serão invalidadas.


                                                                  . Destaque Notícia Tribal: indique os principais acontecimentos do universo tribal que aconteceram no ano em questão no Brasil e no mundo. Indicações que englobem acontecimentos pessoais, como gravidez, intrigas, fofocas e afins, serão invalidados.
                                                                  . Música Favorita: coloque sua música favorita ou a mais dançada pelas bailarinas no ano em questão. Músicas indicadas nas edições anteriores serão invalidadas.
                                                                  . DVD Didático: serão aceito apenas títulos de dvds que possua teaser/trailer. O dvd não pode ser performático e, somente, didático. Serão aceitos tanto nacionais quanto internacionais, desde que englobem o estilo tribal.
                                                                  . Destaque Atelier Tribal: apenas ateliês que confeccionam figurinos para o estilo tribal poderão participar. Ateliês de outros estilos serão invalidados. É importante colocar “nome do ateliê”, “nome do proprietário” e “estado”.
                                                                  Destaque Figurino: só serão aceitos indicações de figurinos utilizados no ano em questão da enquete. Só será aceito a sugestão escrevendo "Nome do bailarino", "localidade do bailarino", “nome do ateliê que confeccionou o figurino” e o " link da foto" que você gostaria que participasse. Sugestões sem link da foto serão invalidadas.

                                                                  Destaque Fotografia Tribal: só serão aceitos indicações de fotografias do ano em questão da enquete. Só será aceito a sugestão escrevendo "Nome do fotógrafo", "estado do fotógrafo", "nome do modelo da foto" e o "link da foto" que você gostaria que participasse. Sugestões sem link da foto serão invalidadas.

                                                                  . Destaque Videodança Nacional: Por essa linguagem ainda ser nova na cena tribal, havendo, portanto, uma linha tênue e  tendenciosa a certa confusão, entre videodança, videoclipe e registro coreográfico, a categoria de “Destaque Videodança Nacional” tem a orientação da bailarina, pesquisadora e precursora da videodança na dança tribal  nacional Mariáh Voltaire.

                                                                  JUSTIFICATIVA:
                                                                  "Em síntese, videodança trata-se de uma produção coreográfica especialmente concebida pra a tela e que só existe plenamente dentro da tela. De uma obra de dança criada como vídeo ou de um vídeo criado como dança."
                                                                   (GONÇALVES, Arlete. Dança em Foco; Entre imagem e movimento).

                                                                  {novo}. Destaque Videoclipe Tribal Nacional: com o intuito de diferenciar este da videodança, valorizando o trabalho artístico e profissional dos envolvidos no produto final.


                                                                  BLOCO D: PERFORMANCES NACIONAIS

                                                                  . Nas categorias referentes a bailarinos e grupos (BLOCO D), tem que ter o vídeo da apresentação (link) disponível no Youtube. Situações em que seu trabalho pode ser invalidado:

                                                                  a) sugestões sem link do vídeo;
                                                                  b) colocar o link do vídeo no campo incorreto;
                                                                  c) URL seja inacessível (o vídeo não pode estar em "privado" ou "não listado", e sim como "público").Caso a referida performance não seja encontrada na busca do site mencionado, este não entrará na 2ª etapa. 


                                                                  OBS: Onde está escrito "(VÍDEO)" é necessário colocar o link do Youtube para validar a sugestão.
                                                                  . Destaque Técnico: categoria destinada a uma performance que demonstre mais a habiliadade técnica. Enquadra-se, nesta categoria: limpeza dos movimentos; precisão e impacto dos movimentos; conhecimento e domínio da técnica apresentada; destreza, desenvoltura e flexibilidade do corpo em movimento.

                                                                  {mudança de nome}. Destaque Interpretativo (antigo "Destaque Cênico): categoria destinada a uma performance que demonstre mais expressividade, emoção, desenvolvendo a capacidade interpretativa e de criação de um personagem/estória/mensagem dentro da dança.

                                                                  . Destaque Dark Fusion: solistas e grupos poderão participar desta categoria, desde que estejam dançando o estilo Dark Fusion. A Comissão Avaliadora do Blog estará analisando se a performance em questão enquadra-se na proposta da categoria. Caso contrário, poderá ser invalidada ou remanejada para uma categoria mais adequada.

                                                                  . Destaque Tribal Brasil: solistas e grupos poderão participar desta categoria, desde que estejam dançando o estilo Tribal Brasil. A Comissão Avaliadora do Blog estará analisando se a performance em questão enquadra-se na proposta da categoria. Caso contrário, poderá ser invalidada ou remanejada para uma categoria mais adequada.

                                                                  . Destaque Solo de Percussão Tribal: categoria exclusiva para solistas  de dança tribal apresentando-se ao som de derback. Pode ser ao vivo, com músicos; ou gravado. O solo de derback poderá ser na íntegra ou apenas uma parte da apresentação. 

                                                                  . Destaque Masculino: categoria exclusiva para solistas de dança tribal masculina.

                                                                  . Destaque Regional: cada região do país terá uma sub-categoria. Para estar nesta categoria, a bailarina deve atuar como profissional. Assim, a Comissão Avaliadora do Blog poderá invalidar ou remanejar para a categoria "Destaque Revelação", caso considere que a indicação seja melhor enquadrada em tal categoria.


                                                                  {novo}. Destaque Estudante Tribal: Indique trabalhos desenvolvidos por alunos (solos) que mais se destacaram em 2016. OBS: Se o vídeo apresentar palavras como "alunos", "turma", "studio",etc, serão remanejados para a categoria "Destaque Sala de Aula".  Solistas profissionais com carreira iniciante devem ser remanejados para " Destaques Revelação". 

                                                                  Destaque Revelação: indique o(s) bailarino(s) que, na sua opinião, são talentosos, mas ainda não são famosos/conhecidos. Não serão aceitos para esta categoria os bailarinos das cinco primeiras colocações do ano anterior nesta mesma categoria. Estes devem ser inscritos na categoria "Destaque Profissional Nacional", caso contrário, serão remanejados pela própria Comissão Avaliadora do Blog.

                                                                  . Destaque Profissional: indique o(s)bailarino(s) que são destaques profissionais por possuírem um conjunto de: técnica, emoção, expressão, criatividade  e enriquecimento coreográfico; além de figurino que seja belo e adequado a proposta da dança. O profissional desta categoria deve ser reconhecido a nível nacional e não somente regional. Para tanto, a Comissão Avaliadora do Blog estará avaliando tais profissionais e, caso julgue mais adequado, poderá remanejá-lo(s) para a categoria "Destaque Revelação".

                                                                  . Destaque Dupla Nacional: indique as duplas nacionais que se destacaram em técnica, expressão, emoção, composição coreográfica e figurinos.

                                                                  . Destaque Sala de Aula: indique os grupos de alunos que  mais se destacaram no ano em questão. Se o vídeo apresentar palavras como "alunos", "turma", "studio",etc, serão remanejados para a categoria em questão. Esta categoria é para "grupo amador". Solistas devem ser direcionados para  " Destaques Revelação". 

                                                                  . Destaque Grupo Nacional: indique os grupos  nacionais que se destacaram em técnica, expressão, emoção, composição coreográfica e figurinos no ano em questão.Caso julgue adequado, a Comissão Avaliadora do Blog  poderá remanejá-lo(s) para a categoria "Destaque Sala de Aula". Grupos de ATS/ITS também poder]ão participar desta categoria. Não serão aceitos duplas nesta categoria, pois existe uma categoria exclusiva para isso.

                                                                  . Destaque Nacional ATS/ ITS: indique apenas os grupos de ATS/ITS nacionais que  se destacaram em qualidade, técnica, expressão, figurino e  interação com o público. Solistas não serão aceitos nesta categoria.


                                                                  III) Categorias Ilustrativas + Indicações Invalidadas  (10 dias): durante 10 dias estarei divulgando no blog todas as indicações sugeridas na Etapa 1 e que foram validadas conforme as regras  citadas acima. Assim, serão divulgados cerca de três categorias por dia.

                                                                  Para melhor organização das categorias, estas são separadas em quatro blocos (A,B,C e D).

                                                                  Anteriormente, eu fazia um post de invalidações por blocos (A, B, C e D). Mas acho que muitos se perdiam e acabavam nem sabendo. Então, esse ano decidi fazer um único post exclusivo para os invalidados. Neste post, será declarada uma breve explicação do porquê do trabalho não ter sido aceito à participar das etapas seguintes.

                                                                  Desta forma, você tem até o fim do prazo das Categorias Ilustrativas (10 dias) para recorrer à sua participação na Etapa 2, caso tenha ocorrido algum equívoco por parte da avaliação da Comissão Avaliadora do Blog. Essa solicitação deverá ser feita  somente por e-mail (aerithtribalfusion@gmail.com), justificando, por escrito de forma embasada e coerente, sua permanência na enquete .Só serão aceitos nova análise apenas neste período! Após o mesmo, nenhuma solicitação será analisada, sendo, portanto, considerada definitivamente invalidada.

                                                                  IV) Etapa 2: será divulgado a arte promocional "Sou Destaques Tribais" da Etapa 2 com todos os trabalhos participantes para que, desta maneira, todos participem de forma engajada, representando seus estados , regiões e país, mobilizando a enquete para que o resultado popular seja o mais próximo do fiel.

                                                                  É fundamental o público e participantes se mobilizarem para divulgar a participação de seus trabalhos na enquete. Se o bailarino- participante apenas mencionar que está participando, os seus admiradores, por si só, se motivarão em votar nele. Isso, em hipótese alguma, é considerado "campanha de pedintes por votos" rsrs Vários artistas (música, cinema, teatro, etc) divulgam em suas redes sociais que estão participando de enquetes ou concorrendo a premiações em TVs, rádios, blogs e afins. E quem admira tais artistas fazem questão de votar porque se identificam com sua arte! Por isso estou desmitificando esse lance de “campanha”.  Além disso, nem sempre seus admiradores conhecem e/ou acompanham o blog, por isso é importante tal comunicação.

                                                                  Será permitido apenas um voto por participante, o qual deve esta logado na sua conta Google para validar sua opinião.

                                                                  Etapa 3: ANULADA
                                                                  Decidimos retirar a Etapa 3 por percebermos que ela não cumpriu seu real objetivo, já que muitos acabaram não sabendo ou, então, tornou o processo da enquete ainda mais longo e cansativo.

                                                                  V) Resultado:
                                                                  A partir desta edição teremos dois resultados: Resultado Popular e Resultado do Blog. Ambos serão divididos em duas partes. A PARTE 1 compreende as estatísticas  e considerações gerais do resultado em questão. A PARTE 2 é destinada a divulgação do resultado propriamente dito.

                                                                  VI) Opinião do Público sobre o Destaques Tribais:
                                                                  Formulário disponível sempre no final do processo(após o resultado) para que você possa deixar suas impressões sobre a enquete, ajudando-nos, assim, a tornar a enquete mais abrangente. Deixe suas críticas construtivas, pontos positivos, negativos e dicas.

                                                                  * A duração de cada etapa da enquete poderá ser alterada sem aviso prévio em caso de imprevistos.

                                                                  IMPORTANTE:
                                                                  Este regulamento poderá ser alterado até o início da próxima enquete. Caso ocorra alguma alteração, será apresentado uma notificação no topo desta publicação.
                                                                  Comentários
                                                                  0 Comentários

                                                                  Nenhum comentário:

                                                                  Postar um comentário

                                                                  LinkWithin

                                                                  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...